A garrafa de Coca-Cola e o papel higiénico


A garrafa da Coca-Cola é um dos ícones incontornáveis desta marca.

Chama-se “Contour” e foi criada em 1915 por Earl Dean, que ganhou um concurso entre engarrafadores americanos da Coca-Cola.

A proposta de Earl Dean foi escolhida por cumprir os requisitos: a garrafa devia ser curvilínea e facilmente reconhecível mesmo no escuro ou partida.

Há alguns anos, era habitual encontrar-se nas casas de banho públicas pedaços de jornais a fazerem a função de papel higiénico. Lembro-me de alguém me dizer que, se o design de um jornal fosse realmente bom, as pessoas saberiam, independentemente do tamanho do pedaço de papel, a que publicação estavam a limpar o traseiro.

No fundo, qualquer uma destas histórias aponta para um fator muito importante na gestão de uma marca: os seus símbolos de identidade devem ser únicos. 

Foto de Taras Chernus on Unsplash


Mensagens populares deste blogue

A Coca do Fernando

O desodorizante de Kurt Corbain

O traseiro da Ford