A Coca do Fernando

Serão poucas as pessoas que nunca ouviram falar do famoso slogan criado por Fernando Pessoa para a Coca-Cola: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se". Muitas ainda contarão a história de que a famosa frase nunca terá visto a luz do dia, por causa da oposição de Salazar e de Ricardo Jorge à bebida norte-americana de composição suspeita.

A história da relação entre Fernando Pessoa e a Coca-Cola ficará agora ainda mais conhecida, e muito mais clara, em virtude de um fabuloso artigo publicado na edição do jornal "Expresso" desta semana.

Para quem se interessa pela História da Publicidade, a verdadeira pérola está, no entanto, num pequeno anúncio que o artigo divulga - publicado, em 1927, no Diário de Lisboa. É a prova de que o anúncio da Coca-Cola chegou a ser publicado e, curiosamente, com uma redação diferente.

"No primeiro dia: Estranha-se.
No quinto dia: Entranha-se."

Foto: Pormenor de imagem do "Diário de Lisboa", Fundação Mário Soares / DRR - Documentos Ruella Ramos.

Mensagens populares deste blogue

O desodorizante de Kurt Corbain

O traseiro da Ford