Ao contrário do dinheiro, a Aspirina nasce nas árvores?

A Aspirina é um dos medicamentos mais utilizados e mais conhecidos no mundo.

A história deste medicamento já tem alguns milhares de anos, quando se descobriu que o pó extraído da casca e das folhas do salgueiro era capaz de aliviar as dores e diminuir a inflamação. Estes efeitos devem-se à presença de uma substância chamada salicilina. É desta salicilina que se obtém o ácido salicílico, que representou um sucesso no combate às dores, mas que tinha um sabor bastante amargo e causava dores de estômago.

A descoberta do ácido acetilsalicílico (o princípio ativo da Aspirina) dá-se em 1897, quando Felix Hoffmann procurava uma alternativa que fosse mais bem tolerada pelos doentes, pois o pai sofria de reumatismo crónico, que combatia diariamente com ácido salicílico, mas que lhe causava problemas de estômago e deixava um sabor muito desagradável na boca.

Curiosamente, apesar de ter a sua origem na natureza, o ácido acetilsalicílico é o primeiro composto sintetizado em laboratório.

Em 1950, a Aspirina entrou mesmo no Livro do Guiness como o analgésico mais popular do mundo.

Ou seja, com o volume de vendas que já gerou e continua a gerar, talvez se possa dizer que – pelo menos às vezes – o dinheiro nasce mesmo nas árvores. 

Foto de Dan Smedley no Unsplash


Mensagens populares deste blogue

A Coca do Fernando

O desodorizante de Kurt Corbain

O traseiro da Ford